quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Criações que mudaram o mundo da moda





Terninho
Em 1966, Yves Saint Laurent colocou na passarela um costume feito para moças. A dupla paletó + calça passou a ser chamada de “terninho” e virou uniforme de secretárias a executivas.
It bags
Em 1957, Grace Kelly escondeu a gravidez dos paparazzi com uma bolsa Hermès. Da barriga ninguém falou, mas a bolsa ganhou nome (Kelly) e inaugurou a moda das it-bags – as bolsas que têm nome próprio e preço astronômico.
Novo visual
new look (novo visual), criado em 1947 por Christian Dior, é um dos símbolos do pós-guerra. Uma saia com generosa quantidade de tecido acompanha um casaqueto bem acinturado. A mensagem era: chega de uniformes e racionamento, viva a feminilidade!
Espartilho
Logo no início dos anos 1900, causou espanto a modelagem solta do estilista francês Paul Poiret. Com seus vestidos drapeados, ou tipo casulo, ele libertou as mulheres dos espartilhos.
Sandálias de plástico
As sandálias de borracha da Havaianas eram chinelos baratos; as Melissas eram divertidos sapatos de plástico para crianças. A partir da década de 1990, os modelos ganharam status de item de design, inclusive no exterior – onde são vendidos quase a peso de ouro.







Jeans
Em 1873, quando surgiu, o jeans só era usado por trabalhadores rurais. Só ficou popular nos anos 1960. Hoje, é uma das peças mais democráticas do mundo: combina com todos os estilos, idades e ocasiões.
Justinho
Nos anos 1970, os tecidos começaram a ser confeccionados com mais elasticidade. Ou seja: ganhamos conforto e sensualidade!
Pretinho básico
Roupa preta era usada para dias de luto. Até que Coco Chanel, na década de 1920 quebrou esse paradigma.
Mini
Mary Quant encurtou a saia, incorporou o prefixo “mini” e popularizou a peça.
Calça boyfriend
Depois da ditadura das calças justas, nada como as confortáveis calças boyfriends! O nome já é uma delícia, não é mesmo? Lembra aquele clima divertido de abrir o armário do namorado e roubar a peça mais gostosa…



Nenhum comentário:

Postar um comentário